quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Programa detalhado dos 3 dias de seminário

Sexta-Feira - TREINO SEM TRELA COM LURING E RECOMPENSAS Uma vez que a técnica de luring permite-nos prever precisamente quando é que o cão irá efectuar um comportamento desejado, o treino com através de luring e recompensa permite-nos começar a associar o comando verbal ao comportamento desde o primeiro treino, permite-nos ensinar sinais gestuais em cerca de 12 tentativas, permite-nos implementar esquemas de reforço diferenciais desde o segundo treino e permite-nos ensinar sinais verbais para vários comportamentos ao mesmo tempo. Os tópicos incluem: • Como obter um controlo à distância e sem trela, com distracções e sem uso de muletas de treino de forma eficaz e fácil • Como eliminar a comida do treino em menos de 12 sessões de treino e como substituí-la por sinais gestuais • Como usar sinais gestuais para ensinar o significado de sinais verbais • Como retirar a comida do treino de forma a que a resposta não esteja contingente da presença de comida na sua mão • Como integrar o treino nas brincadeiras com outros cães ou durante os passeios de forma a que estas distracções que normalmente trabalham contra o treino se convertam em recompensas de alto valor que podem ser usadas para treinar • Como usar jogos interactivos tais como busca a bola e tug para motivar o cão • Como converter os problemas de comportamento e treino em recompensas de altíssimo valor, ou seja, como usar a hiperactividade, o saltar para cima das pessoas, o ladrar, o puxar na trela e o fugir como recompensas • Como ensinar o seu cão a auto motivar-se de forma a que os comportamentos desejados sejam internamente reforçados • Como eliminar ou inibir comportamento indesejados ou perigosos de forma eficaz e sem uso de aversivos. Inibir comportamentos através do uso da punição (aversiva ou não) não é suficiente para a educação do cão. Nós não queremos simplesmente que o cão deixe de fazer o que não queremos, também queremos que ele faça o que nós desejamos. Através do uso da nossa voz (sem termos que gritar) uma só palavra pode redireccionar o cão para um comportamento exclusivo e desejável. Também podemos indicar o grau de perigo se o cão falhar. Por exemplo se o cão está a preparar-se para fazer as necessidades dentro de casa dizemos “Lá fora!” se o cachorro de prepara para roer o tapete dizemos “vai buscar o teu brinquedo!”, se o cão começa a saltar para cima das pessoas dizemos “senta!” e se o cão se prepara para correr para o outro lado da rua dizemos “senta!”. Acima de tudo venha aprender como o treino baseado na ciência da aprendizagem é divertida para si e para os seus cães. Sábado: Preveja e Previna Problemas de Comportamento e Temperamento Como prever e prevenir tudo o que pode correr mal durante a adolescência – os muitos problemas de comportamento e temperamento que se criam enquanto cachorros, usualmente só se manifestam mais tarde – necessidades nos locais errados, destruição, ladrar excessivo, ansiedade por separação, medos e agressão a humanos e outros cães. Existe grandes deficiências na educação básica dos cachorros que levam à drástica diminuição da qualidade de vida de muitos cães e dos seus donos ou para muitos cães pode mesmo levar à morte. A prevenção de problemas de comportamento e temperamento e de agressão direccionada a pessoas é fácil e agradável. Enquanto que criar um cão que seja amigável com outros cães na idade adulta pode ser um desafio e engloba muito condicionamento clássico durante a idade de cachorro e a adolescência (enquanto o cão ainda é amigável), não existem no entanto desculpas para que um cão cresça medroso ou agressivo com pessoas. Da mesma forma, existem poucas desculpas para cães com problemas de comportamento. Estes problemas são altamente previsíveis e ainda mais fáceis de serem evitados. No entanto, a maioria das pessoas não efectua nem um décimo do treino ou da sociabilização ou sequer um milésimo do condicionamento clássico que deveriamos fazer. Estamos a perder uma oportunidade de ouro quando deixamos a janela da sociabilização fechar. Os cachorros precisam de ser educados através de uma sociabilização segura, manuseamento, treino de necessidades, de roer apropriado e com programas de boas maneiras que devem começar logo com o manuseamento na fase neonatal. Muitos donos de cachorros preferem pagar preços caríssimos por um cachorro que venha ensinado a fazer as necessidades no local correcto, a roer apropriadamente, bem sociabilizado e com ensino de boas maneiras, do que comprar a preços baixos um cachorro que faz as necessidades em todo o lado, que destrói tudo, que é medroso ou tímido e não tem educação. Crie desde o princípio bons hábitos – os bons hábitos são tão difíceis de quebrar quanto os maus hábitos. As ninhadas ainda nos criadores ou os cachorros que chegam à casa dos seus novos donos precisam de ser criados no que chamo de um “sistema de gestão total” – que inclui áreas de confinamento de longo e curto tempo para que os hábitos de fazer as necessidades no local correcto e roer apenas o que é devido sejam criados de forma rápida, fácil e eficaz. Como benefício a gestão total ensina também aos cachorros como sossegarem e ficarem calmos (e não se tornarem cães que ladram compulsivamente) e também os prepara para que tenham confiança suficiente para apreciar os períodos durante os quais ficam sózinhos em casa (e assim não desenvolverem problemas de ansiedade de separação). Os cachorros precisam de crescer em contacto próximo com muitas pessoas. O manuseamento neonatal é uma prioridade. Os cachorros muito novos podem ser sociabilizados de forma muito segura convidando pessoas para visitarem o cachorro em nossa casa (os sapatos devem ficar fora de casa). Como regra geral, os cachorros precisam de conhecer, serem manuseados e treinados por pelo menos 100 pessoas antes de atingirem as oito semanas e por mais 100 pessoas quando já estão com os donos entre as oito e as doze semanas. Domingo: Comportamento Social Canino e o seu relacionamento com a Dominância no treino de cães “Dominância” é certamente o tópico mais confuso no treino e comportamento dos cães. Uma interpretação errada do comportamento dos lobos foi aplicada aos cães e em seguida uma série de mal entendidos no comportamento entre cães foi extraordinariamente extrapolado para o treino e as interacções humano-caninas. As noções erradas das hierarquias supostamente físicas e dominantes são muitas vezes usadas como justificação (e desculpa) para o uso de punições físicas e dolorosas durante o treino de cães e especialmente quando se tentam resolver problemas de agressão e lutas. Esta visão simplista do comportamento dos cães é um insulto aos cães. Os cães domésticos vivem juntos e desenvolvem sofisticadas e complexas estruturas sociais e os cães que habitam sózinhos precisam de ter competências sociais impecáveis para conhecer, relacionar e conhecer cães completamente desconhecidos que encontram todo o tempo (na verdade as competências sociais humanas comparativamente são muito mais fracas). Mais perturbante, a aplicação desmedida do domínio físico (por parte dos humanos) no treino tem tido um impacto extremamente negativo na qualidade de vida dos cães e dos seus donos. O mero uso do termo “dominância” determina muito na arena do treino, encorajando um relacionamento adverso entre as pessoas e os cães, incentivando os donos a tentarem fisicamente dominarem os seus cães. A dominação física causa ressentimento, falta de confiança e medo, exacerba os problemas que já existem e em último caso chega mesmo a criar ainda mais problemas. A perspectiva da dominância é simplesmente totalmente errada. A mere sugestão da necessidade de fisicamente dominar os cães é perigosa para o mundo do treino dos cães no qual um terço dos “treinadores” são crianças. A maioria dos comportamentos denominados por “dominantes” tais como saltar para cima das pessoas, puxar na trela, fazer as necessidades no local errado, ladrar, roer, copular, comer primeiro, passar primeiro pelas portas, podem ser facil e rapidamente resolvidos com a aplicação de simples técnicas de treino - o ensino de boas maneiras. Certamente que alguns cães têm personalidades fortes com as pessoas. No entanto, a insistência calma e segura no trenino usualmente ensina o cão a ser mais complacente. A maioria das categorias de agressão, especialmente aquelas denominadas por dominante, territorial e indiossincrática são baseadas no medo e são tratadas com sucesso através da aplicação de técnias de condicionamento clássico e dessensibilização progressiva. Inclui os seguintes tópicos: Os verdadeiros cães do topo Cães alpha? Cães dominantes? Ou machos inseguros? Hierarquias masculinas linerares e hierarquias femininas menos lineares. A lei das fêmeas dentro da lei hierarquica social masculina. Desenvolvimento de hierarquias sociais nas ninhadas – diádicas, triádicas e relacionamentos em grupo. Relacionamentos entre adultos e cachorros. Licença dos cachorros para se comportarem mal. Desenvolvimento Complexidade das estruturas sociais cooperantes. Harmonia nas matilhas A importância de brincar especialmente brincar ás mordiscadela Sinais do ambiente, o que são bons e maus grupos de brincadeira O propósito da adolescência

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