quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Quem é Dr. Ian Dunbar?


O Dr. Ian Dunbar é um veterinário, comportamentalista animal e escritor. Recebeu o diploma de veterinário e uma Honra Especial em Fisiologia e Bioquímica do Colégio Real Veterinário da Universidade de Londres e recebeu também um Doutoramento em comportamento animal do Departamento de Psicologia da Universidade de Califórnia em Berkeley, EUA, onde passou dez anos a investigar a comunicação olfactiva, o desenvolvimento do comportamento social hierárquico e agressão nos cães domésticos.

O Dr. Dunbar é membro do Colégio Real de Cirurgia Veterinária, da Sociedade de Etologia Aplicada, da Sociedade Veterinária Americana de Comportamento Animal, da Associação Médico-Veterinária da Califórnia, da Associação Médico-Veterinário Sierra e da Associação de Treinadores de Animais Domésticos – APDT - (fundada por ele.

O Dr. Dunbar juntou-se à Sociedade Veterinária de Etologia (agora chamada de Sociedade Internacional de Etologia Aplicada) há mais de 35 anos, sendo que na altura era o único membro especializado em problemas de comportamento de cães e gatos. Mais tarde esteve envolvido no estabelecimento da SVE Americana (hoje em dia conhecida como Sociedade Veterinária Americana de Comportamento Animal).

Escreveu numerosos livros, incluindo “How to teach A New DOg Old Tricks”, o “Good Little Dog Book” e uma série de livros pequenos acerca de comportamento – cada livro focando-se num problemas comportamental frequentemente encontrado no cão. Gravou mais de onze DVDs acerca de treino e comportamento de cachorros e cães, incluindo o “SIRIUS® Puppy Training”, “Training Dogs with Dunbar” e “Every Picture Tells a Story”. Todos estes vídeos ganharam vários prémios. O famoso vídeo “SIRIUS Puppy Training” (o primeiro vídeo de treino de cães alguma vez produzido) é ainda hoje em dia um dos vídeos que mais vendeu. Durante três anos seguidos o SIRIUS Puppy Training foi votado o número 1 de treino de cães pela Association of Pet Dog Trainers (APDT) a maior e mais influente associação de treinadores de cães do mundo.
O Dr. Ian Dunbar desenvolveu as primeiras aulas para cachorros em 1981 antes disso, estas não existiam.

O vídeo “SIRIUS Puppy Training” teve uma influência dramática no mundo da canicultura e mudou completamente a forma como os cães eram treinados numa série de países pelo mundo fora. As técnicas de treino únicas desenvolvidas pelo Dr. Ian Dunbar de usar comida como “luring” surgiram como uma alternativa fantástica ao velho esticão da coleira considerado desumano e pouco cooperativo. De certa forma, SIRIUS veio eliminar os esticões do treino de cães. As técnicas usadas no SIRIUS foram e têm vindo a ser adoptadas pela grande maioria dos treinadores de cães carinhosos e gostam de evoluir.

O Dr. Dunbar foi convidado a desenvolver e escrever (durante sete anos) a revista sobre comportamento do Clube de Canicultura que foi votada durante muitos anos como a melhor coluna pela Associação de Escritores sobre Cães dos EUA.

Em 1993, o Dr. Dunbar formou a Association of Pet Dog Trainers (APDT) nos EUA e organizou as duas primeiras conferências anuais. O projecto actual do Dr. Dunbar reside na criação dos jogos K9 um evento que engloba jogos competitivos, movimentados e motivadores para cães e donos.

Por mais de trinta anos que o Dr. Dunbar dá seminários a veterinários e clubes de cães. Na realidade desde 1986 ele já efectuou mais de 800 dias de seminários e workshops para treinadores e veterinários por todo o mundo. Existem poucos treinadores actualizados que não foram fortemente influenciados pelos jogos, treino e perspectiva divertida do Dr. Dunbar.

No campo dele, não há comparação com o trabalho desenvolvido pelo Dr. Dunbar. Não existe outra pessoa com as suas qualificações, experiência e capacidades no mundo do treino e comportamento canino , campos nos quais o Dr. Dunbar desempenha um papel predominante há mais de 25 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário